Conteúdo para SEO: como alcançar o topo das buscas?

Para quem trabalha com criação de conteúdo no marketing digital, já deve ter reparado que o termo “SEO” tem estado cada vez mais em evidência. A produção de conteúdo para SEO vem se provando no tempo como uma estratégia sólida de tráfego orgânico.

Mas uma questão em que muitas pessoas caem é: como fazer um conteúdo para o algoritmo nos motores de busca, mas que, na verdade, é para o usuário, isto é, uma pessoa real?

Ou então: como estruturar um texto para um blog atrativo com todos os elementos de otimização e, ainda assim, manter a humanização? 

A verdade é que até mesmo o Google quer que você escreva pensando no usuário, mas sem deixar de lado algumas boas práticas para filtrá-lo entre as primeiras posições. 

Então, se você está pensando em aumentar a visibilidade do seu site através do conteúdo para SEO, certamente este post é para você. Continue acompanhando!

Por que fazer conteúdo para SEO?

É fato que os sites e blogs são uns dos principais canais de tráfego orgânico que existem. Em especial os artigos de blog, uma boa redação de conteúdo SEO desempenha um papel excepcional: melhorar o ranqueamento do endereço web nos mecanismos de busca.

Mas existe outro detalhe que devemos lembrar quando o assunto é conteúdo para SEO, que é a atração de público qualificado. 

Mais importante do que estar no topo dos mecanismos de busca é aparecer para as pessoas certas. Ou seja, estar bem posicionado para atrair aquelas que têm reais chances de comprar o seu produto, serviço ou ideia.

Ao criar artigos otimizados, por exemplo, você está tornando mais fácil para os mecanismos de busca, como o Google, entender do que se trata o seu conteúdo. Isso possibilita que o algoritmo apresente o conteúdo aos usuários que estão procurando por informações relacionadas.

Escrever para pessoas vale mais do que escrever para o algoritmo

Não é de hoje que os principais motores de busca, principalmente o maior de todos atualmente (o Google), vêm aperfeiçoando os algoritmos para garantir a melhor experiência ao usuário.

Isso significa que o conteúdo para SEO não deve ser feito para o algoritmo? Não exatamente.

Um conteúdo otimizado deve sim ser pensado para que o algoritmo possa compreendê-lo, afinal, é assim que ele é ranqueado nas páginas de resultados. 

No entanto, um artigo ou qualquer formato de conteúdo para SEO, antes de ser pensado para o algoritmo, deve ser pensado para o usuário. Isto é, conteúdo útil!

A propósito, não se faz tanto tempo – em 2022 – que o próprio Google divulgou uma nova atualização nomeada de “Google’s Helpful Content Update”, ou melhor, “Atualização de Conteúdo Útil do Google”.

Essa mudança chegou para provar que, mais do que nunca, o conteúdo deve ter realmente uma utilidade para quem o ler, e não apenas um conjunto de otimizações para o algoritmo.

Mas certamente você pode começar a se questionar: o que seria um conteúdo útil? Como escrever para o usuário e para o algoritmo ao mesmo tempo? Como fazer um conteúdo para SEO?

Para ajudar você a criar mais conteúdos otimizados, vamos mostrar algumas dicas valiosas a seguir. Elas vão ajudar a compreender mais sobre como funciona o conteúdo para SEO.

Mas se o seu objetivo for ter um trabalho profissional na criação de conteúdos otimizados, o mais indicado é buscar uma agência de SEO que tenha expertise no assunto.

Os criadores de conteúdo precisam saber sobre o Helpful Content?

Com a atualização do Helpful Content, o Google reforça a importância de fornecer conteúdo verdadeiramente útil e relevante para os usuários.

Sendo assim, o foco principal dessa atualização é garantir que as páginas ofereçam informações valiosas para satisfazer as intenções de pesquisa dos usuários.

Essa mudança coloca em destaque a necessidade de criar conteúdo para SEO que vá além de simplesmente atender aos requisitos técnicos.

Agora, a prioridade é agregar valor para o público-alvo, atendendo às suas necessidades e dúvidas de forma abrangente e autêntica.

Para ajudar nesse processo, antes de começar a criar a sua estratégia de conteúdo para SEO, busque responder às seguintes perguntas:

  • O seu site tem um público-alvo definido para entregar conteúdo útil a ele?
  • Seu site tem um propósito claro?
  • O seu conteúdo passa uma experiência satisfatória?
  • Quando o usuário lê o seu conteúdo, sente vontade de continuar na página?

De início, pode parecer bastante coisa para pensar e analisar na sua entrega de conteúdo. Por isso, contar com o apoio de uma agência de SEO especializada ajuda a tornar esse processo de criação mais eficiente e efetivo.

Como fazer um conteúdo para SEO ser bem ranqueado?

Aparecer nos mecanismos de busca por meio do conteúdo otimizado requer atenção a algumas práticas-chave que podem fazer toda a diferença. 

Entretanto, devemos ressaltar que, por muito tempo, a criação de conteúdo para SEO foi resumida a práticas como: utilizar palavras-chave com variações dela no texto e inserir links no conteúdo.

Claro que essas práticas são essenciais e até mesmo pilares básicos do SEO. Contudo, muitos profissionais tinham o costume de criar posts extremamente regrados e maçantes, pois não pensavam no usuário, e sim no algoritmo do Google. O resultado: comprometimento da qualidade dos conteúdos.

Então, antes de mais nada, o seu conteúdo precisa fazer sentido. E isso se faz: 

  • respondendo a uma dúvida; 
  • resolvendo uma dor do seu público; 
  • gerando conexão com o leitor.

Garantindo um ou mais desses princípios no seu conteúdo, já fica mais simples não se perder no aspecto qualidade.

Faça conteúdos para o seu público 

É importante encarar um conteúdo como algo além de um simples texto. Pense que ele realmente é um produto, afinal, se você está escrevendo, deve ter (ou deveria) um objetivo por trás – como promover a sua marca ou produto.

Logo, é crucial que o conteúdo seja muito bem direcionado para o seu público.

Por exemplo, se você tem um site de saúde, qual seria o propósito de trazer um conteúdo sobre moda? São nichos completamente diferentes e que conversam com públicos distintos.

É crucial entender o seu público-alvo e as palavras-chave relevantes para o seu nicho. Isso evita que o público “errado” caia no seu conteúdo e, consequentemente, não tenha uma boa experiência. Pois, uma vez que o leitor descobre o seu site, espera-se que ele volte novamente para consumir novos conteúdos.

Otimize o conteúdo para SEO, mas seja natural 

Evite ser robótico ao produzir uma redação de conteúdo para SEO. Isso quer dizer que as práticas de otimização devem ser feitas de forma natural e orgânica.

As palavras-chave devem estar presentes no título, subtítulos e ao longo do texto, mas sem “forçar a barra”. O objetivo é fornecer informações valiosas para os leitores, enquanto sutilmente sinaliza aos mecanismos de busca do que se trata o conteúdo.

Além disso, a estrutura do conteúdo desempenha um papel crucial. Utilize subtítulos claros e descritivos, parágrafos curtos e uma linguagem acessível. 

Essa prática não só facilita a leitura para os usuários, mas também ajuda os mecanismos de busca a entenderem a organização e relevância do seu conteúdo.

Entregue um conteúdo completo 

O Google prioriza conteúdos que proporcionem uma experiência positiva ao usuário. Nesse contexto, o que o leitor encontra no seu conteúdo é um dos principais fatores que o faz querer continuar no seu site.

Seja para tirar uma dúvida, curiosidade ou resolver um problema, o fato é que o leitor está buscando uma informação no seu conteúdo.

Logo, é muito importante que o conteúdo para SEO esteja completo, para que o visitante não precise sair do seu site e ir buscar outro.

Entregue informações concisas e sem rodeios, porque é isso que fará o usuário sair do seu conteúdo com a sensação de “encontrei o que eu precisava”. Naturalmente, ele terá tido uma experiência positiva e pode até continuar na sua página para conferir outros materiais.

Mostre autoridade com links de entrada 

Os links de entrada, também conhecidos como backlinks, desempenham um papel fundamental na transmissão de autoridade para as páginas de um site, especialmente na estratégia de conteúdo para SEO.

Quando outros sites relevantes e confiáveis fazem referência a uma página específica por meio de um link, estão essencialmente endossando a qualidade e relevância desse conteúdo.

Em outras palavras, os mecanismos de busca consideram os backlinks como votos de confiança.

Quanto mais links de entrada uma página recebe, especialmente se forem de sites bem estabelecidos e relacionados ao tema, maior será a sua autoridade aos olhos dos mecanismos de busca.

Leia também: Guia de táticas eficientes de como fazer link building em 2024

Otimize as tags

Existem alguns elementos que podem parecer minimalistas, mas são fundamentais no trabalho de otimização de um conteúdo

No geral, esses elementos são as tags HTML, que podem passar despercebidas pelo usuário, mas com certeza o algoritmo estará atento:

  • Heading tag: são aqueles “H1”, “H2”, “H3”… Os motores de busca utilizam para hierarquizar os títulos e subtítulos.


  • Meta description tag: é a descrição do conteúdo que aparece naquela página de resultados. Embora não seja um fator de ranqueamento comprovado pelo Google, ela influencia na taxa de clique (sendo este um fator de ranqueamento).


  • Meta title tag: esse é o título do seu conteúdo que aparece nos resultados de pesquisa. Fundamental no conteúdo SEO, ele é um dos principais fatores de análise pelos algoritmos.

Essas tags orientam os bots em ações para classificar o seu site nos motores de pesquisa.

Por fim, não se esqueça de que o segredo para alcançar os melhores resultados de pesquisa está na combinação de técnicas de otimização. O conteúdo para SEO é apenas um dos braços dessa tática.

Este post o ajudou? Aproveite para aprender também sobre como atrair leads com a produção de conteúdo para blogs.

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